Derivaldo Pinto

Derivaldo Pinto Cerqueira tem uma trajetória de sucesso pessoal, comercial, social e político.

Derivaldo nasceu na comunidade da Caboronga, no ano de 1963. Logo cedo começou a trabalhar na lavoura. Dividindo o tempo entre trabalho e estudo, vendeu picolé, foi camelô e feirante.

Comercial – Depois, com intuito de continuar os estudos em nível médio, seguiu para Feira de Santana. Em Feira, se estabeleceu como funcionário do setor atacadista de alimentos.

Daí então, adquiriu experiência no ramo e vislumbrou a possibilidade de abrir um mercadinho em Irará. Com preço baixo e bom atendimento, o mercado cresceu e se tornou um dos maiores da região.

Social – Ainda nos primeiros anos de seu retorno a Irará, inconformado com os problemas dos moradores de sua comunidade local, reuniu amigos e fundou a Associação Rural de Caboronga e Várzea, sendo o primeiro presidente.

Desde então não mais se afastou da vida pública. Participou de conselhos comunitários e também presidiu a Associação Comercial e Industrial de Irará.

Político – Até que foi convidado para ser candidato a prefeito. Foi eleito já na primeira vez em que disputou, em 2008, e reeleito em 2012. Foi o primeiro governante do município a conseguir a reeleição.

Suas duas gestões foram marcos de grandes transformações. Registram-se muitas obras de água, calçamento, saúde e educação, etc, que revolucionaram Irará.

Josias Nunes

Josias Nunes de Melo nasceu em 05 de janeiro de 1961, na Fazenda Água Branca, município de Coração de Maria. 

Desde criança já era apaixonado por Irará. A paixão se fortalecia a cada visita aos seus avós maternos, que aqui residiam, até quando, aos 12 anos, Josias veio de vez para morar com eles.  

Estudante – Jó foi balconista na Depinho, cursou o fundamental na Escola Dr. Juliano Moreira e ser formou em Técnico em Contabilidade no Colégio Cenecista São Judas Tadeu (CCSJT). 

No São Judas começou a se envolver nas questões sociais, ao participar ativamente do Grêmio Estudantil. Já formado o jovem Josias foi para Salvador e trabalhou como balconista em um restaurante e como motorista de táxi. 

Humano: Com muitas saudades de Irará, Josias retornou. Começou então a empreender como comerciante no ramo de abatedouro. E, aos poucos, seu lado humanitário foi sendo revelado aos iraraenses. 

Josias intensificou a sua ajuda aos mais necessitados. Sua ações foram se destacando na cidade e ele começou a receber convites para fazer parte de tradicionais instituições do município. 

Público – Presidente do CCJST, de 1997 a 1999, tirou o colégio de dificuldades financeiras, comprou o prédio próprio e efetivou a municipalização da hoje Escola Municipal São Judas Tadeu. 

Foi vice-presidente da gloriosa Filarmônica de Irará, integrou Conselhos Comunitários e diretorias de Associações. Entusiasta do esporte e da cultura, apoiou eventos culturais, sociais e esportivos. 

Em 2012, Josias foi eleito vice-prefeito e ajudou Derivaldo a fazer um governo cheio de realizações. E agora, estão junto novamente, para reconstruir Irará