PROPOSTAS

1. Introduzir a gestão participava e democrática, com fóruns populares
permanentes, espaços de escuta, espaços de debate, espaços de construção
coletiva de políticas pública e apresentação de resultados. Abrir a gestão ao
povo de Irará, à sociedade civil.

2. Realizar conferências temáticas: Juventude, mulheres, questão racial, saúde,
educação.

3. Implementar o sistema de monitoramento e informações municipais, é
preciso pesquisar sobre o município, gerar informações, ter um banco de
dados qualificado para balizar as políticas públicas.

4. Fortalecer e atuação e autonomia dos conselhos.

5. Fortalecer as associações e sindicatos.

6. Planejar o orçamento, gerir as contas de forma a otimizar os gastos e
investimentos.

7. Estabelecer parceria com Sebrae Para apoiar autônomos e para formar os
servidores do município. Há no Sebrae projetos específicos para prefeituras
com auxílio da Tecnologia de Gestão e estimulo à desburocratização.

8. Desburocratizar compras públicas para comprar localmente os insumos que a
prefeitura necessita.

9. Investir em avanços tecnológicos em todas as estruturas públicas.

10. Fortalecer laços com as políticas públicas que venham do estado e
implementá-las no município.

11. Implementar leis que definam a delimitação da zona urbana do município bem
como os seus bairros.

12. Ampliar o território urbano para o crescimento da cidade.

13. Implementar um Projeto de Trânsito dos veículos contemplando a sinalização de
trânsitos, das vias, ruas e avenidas, redirecionando um local específico para
estacionamento de veículos nas vias públicas, tornando assim nossa cidade mais
organizada e segura.

Abastecimento de água:

14. Regularizar o fornecimento de água em todo o município.

Sistema esgotamento sanitário:

15. Implementar o Plano de Saneamento Básico do município, garantindo cobertura
total de esgotamento sanitário na zona urbana e rural.

16. Desenvolver um estudo para a implantação do sistema esgotamento sanitário.

Limpeza pública e coleta seletiva:

17. Implementar a coleta de lixo continuada e universal.

18. Melhorar as condições de trabalho dos garis e coletores da cidade.

19. Melhorar a frota de carros para a coleta de lixo além de fornecer os EPI
(Equipamentos de proteção individual) para os funcionários que trabalham na
coleta.

20. Implementar o sistema de coleta seletiva do lixo. Envolver, com um bom
programa de conscientização, as pessoas no cuidado com o descarte do lixo,
fazendo uma separação do mesmo.

21. Nas áreas comuns, como parques, praças e mercado de farinha, instalar
recipientes para coleta seletiva e, inclusive, de produtos específicos como o
óleo de cozinha, lâmpadas e baterias.

22. Implantar uma cooperava para o tratamento dos resíduos sólidos

23. Criar campanhas de sensibilização ambiental voltado para o lixo eletrônico, por
meio de publicidade, seja por outdoors, carro de som e palestras com apoio de
associações escolas, entre outros.

Plano de coleta de lixo na zona rural:

24. Desenvolver oficinas de como tratar os resíduos sólidos nas comunidades rurais
de Irará (PROJETO BROTO – SEMENTE), promovendo ações como ensinar fazer
compostagem do lixo orgânico e de podas de árvores, para utilizar como adubo
orgânico na lavoura da própria comunidade, por exemplo.

25. Implementar uma equipe de trabalho apenas para manutenção urbana. É
necessário que a administração pública cuide dos pequenos detalhes.

Transporte:

26. Aumentar a quantidade e a qualidade de ônibus para suprir a quantidade de
alunos que se deslocam para estudar em outros municípios, sendo transporte de
qualidade e com segurança.

Estradas:

27. Realizar melhorias nas estradas vicinais que ligam as comunidades ao centro da
cidade, calçamento e iluminação, com cascalhamento e preparação preventiva
para o período das chuvas.

Infraestrutura na zona rural:

28. Investir na iluminação nas estradas.

29. Criar um pólo produtivo que ofereça aos moradores do município vagas de
emprego, tendo como base estrutural o que o município pode oferecer.

30. Atrair para a cidade fábricas de bolsas, calçado, roupas, lazer.

Valorização da produção local:

31. Valorizar o artesanato produzido pela comunidade quilombola da Olaria.

32. Implementar políticas de valorização e apoio aos artesãos.

33. Criar a casa da farinha e diversificação da produção e da agregação de valor.

34. Valorizar a produção das beijuzeiras, elas têm tradição e são o potencial local.

Tecnologia e valor agregado:

35. Buscar produtos ricos em valor agregado e também agregar valor aos nossos
produtos.

Programas e processos seletivos:

36. Realizar processos seletivos legais (REDA, concurso) baseados na qualificação,
para contratação de profissionais que atuam nos serviços públicos do município.

37. Programa primeiro emprego Iraraense, para jovens que concluíram o ensino
superior e precisam de experiência profissional.

38. Programas de estágio em parceria com IEL para estudantes que estão cursando o
ensino superior.

39. Criar o Plano Municipal de Segurança Pública e prevenção.

40. Investir na segurança pública do município, criando um Departamento de Segurança Municipal.

41. Criar o Fundo Municipal de Custeio da Segurança Pública.

42. Criar um sistema de monitoramento da cidade através de câmeras.

43. Ampliar e equipar a Guarda Municipal.

44. Investir numa iluminação pública de qualidade em todo o território municipal.

45. Articular educação e segurança pública.

46. Reconhecer a agricultura como vocação, como locomova, do município.

47. Assegurar o orçamento para realizar estas ações.

48. Implantar Programa Municipal de Fomento Economia Solidária e Inclusão
Produtiva

49. Estabelecer a lei de gestão territorial e fundiária do município.

Estrutura e parcerias:

50. Estabelecer parcerias com o Portal do Sertão e com o Banco do Nordeste para a
agricultura familiar.

51. Ampliar os usos do frigorífico de galinhas caipiras.

52. Prover o município de máquinas agrícolas menores que atendam as
especificidades do produtor local.

53. Cuidar das estradas vicinais que precisam estar em condições para o escoamento
da produção.

54. Desenvolver programa de captação de águas das chuvas.

Identidade camponesa e valorização dos produtos:

55. Resgatar e fortalecer a identidade camponesa para que a população, em especial
jovem, aja em favor da identidade do campo mesmo em outras áreas mesmo que
ele se forme como médico, historiador, pedagogo, ele tem um campo como sua
origem.

56. Destacar a origem dos produtos, enaltecendo a origem local e o que é pico da
região e exclusivo da cidade.

57. Resgatar as sementes crioulas.

58. Implementar o manejo agroecológico de conservação como uma estratégia de
agregação de valor.

Organização:

59. Conhecer a realidade local e estabelecer uma aproximação com as associações.

60. Organizar as entidades representavas dos agricultores profissionais.

61. Ajudar as casas de farinha e as associações de produtores.

Assistência Técnica e cadeia produtiva

62. Fomentar a agricultura familiar e investir em assistência técnica

63. Agregar estratégias de valor para agricultura familiar: é preciso entender o fluxo
de produção e distribuição destes produtos no município. Investir na qualidade,
organização, profissionalização do agricultor, da unidade produtiva, no dia a dia,
na distribuição.

64. Criar um ambiente de organização dos empreendimentos, cuidando da produção,
produtividade e distribuição, é preciso organizar esta cadeia.

65. Criar o Projeto Municipal de Assistência Técnica Agrária e proporcionar
uma assistência técnica mais abrangente, só 4% dos produtores locais estão sob
assistência técnica.

66. Facilitar o acesso aos programas e políticas públicas, que precisam ser melhor
acompanhadas, não há uma Justiça distributiva de acesso a essas políticas.

67. Contratar e constituir uma equipe jurídica para acompanhar as comunidades
quilombolas no processo de demarcação e titularização do seu território.

Distribuição e logística:

68. Fortalecer os canais de logística e distribuição da produção.

69. Ampliar os usos do frigorífico de galinhas caipiras.

70. Organizar os setores da feira.

71. Construir uma plataforma de divulgação do que é produzido localmente.

Educação rural:

72. Ampliar escolas, investimento na parte física, alimentação, funcionários e
projetos internos.

73. Criar um currículo específico para as escolas no campo.

74. Elaborar um Plano Local para o Desenvolvimento Sustentável 2021 – 2024. Para
a preservação de Áreas verdes e patrimoniais, investir no reflorestamento e na
recomposição da mata ciliar, dar tratamento adequado aos resíduos sólidos,
fortalecer a educação ambiental nas escolas.

75. Retomar a atuação do conselho de meio ambiente (comdema) e consolidar o
projeto “cidade limpa” instituído em 2019.

76. Elaborar um projeto que vise a conservação e proteção dos nossos mananciais
de água como a Fonte da Nação, Bica de Bento Simões e o Milagre de Brotas.

77. Elaborar o Plano Regional de Saúde Mental.

78. Reconstruir a proposta de oferta da saúde à partir da prevenção e da profilaxia.

79. Acompanhar as demandas das Comunidades Quilombolas de perto.

80. Criar um Fórum Permanente de Discussão da Equipe de Saúde, visando a
melhoria dos serviços prestados. Incentivando a participação da comunidade,
inclusive com realização de análise de satisfação dos usuários em relação aos
serviços prestados.

81. Fortalecer o controle social através de conselhos municipais e orçamento
participativo. Avançar no governo aberto, abrir mais as consultas públicas
como aconteceu na Espanha e no Uruguai utilizando as ferramentas digitais.

82. Criar uma articulação intersetorial para aproximar saúde, educação e
assistência social.

83. Cuidar é individualizar é preciso ter um monitoramento multifocal com
diversos serviços oferecidos pelo município de forma articulada, com
abordagens diferenciadas aos diferentes estratos da população.

84. Investir em qualificação permanente e informatização das unidades.

Rede de atendimento:

85. Contratar médicos especialistas.

86. Disponibilizar fazer exames dentro do hospital pra os internados, para não ter
necessidade de transferência.

87. Recuperar os CAPES e o cuidado à saúde mental.

88. Oferecer no hospital o parto normal, atendimento sensibilizado, o pronto
atendimento além das internações.

89. Reativação do Centro de Reabilitação garantindo todos os serviços que já
foram ofertados, bem como ampliando esses serviços com a implantação da
equoterapia.

90. Implantar e promover as Práticas Integravas e Complementares (PIC),
especialmente no contexto das doenças crônicas.

91. Elaborar o Plano Municipal de Políticas sobre Drogas e de combate à Violência.

92. Construir uma política de drogas e saúde em alinhamento, em especial no campo
da saúde mental.

93. Criar campanhas focadas em prevenção ao uso de todo tipo de drogas sendo elas
lícitas ou ilícitas.

94. Acompanhar as famílias que estejam em maiores vulnerabilidades,
proporcionando outra oportunidade de vida, com capacitação trabalhista,
incentivo à volta aos estudos e distribuição de cestas básicas. Tudo começa com
o dever de casa!

Recursos e Investimentos:
95. Investir mais recursos nos CAPS, NASFS, CRAS, Projetos como AABB Comunidade,
SCFV, como uma política de Saúde para além dos hospitais.

96. Discutir um orçamento capaz de incorporar as políticas de assistência social,
apoio e renda emergencial.

Parcerias:

97. Criar uma política permanente de integração entre educação e saúde pública.98. Aproveitar melhor a atuação social das comunidades religiosas, arcutilando-as
com a estrutura de atendimento social da administração. Criar e manter canais
de diálogo permanente com a comunidade dos mais diversos segmentos
religiosos. Construir uma pauta de ações e serviços por meio dos quais as
comunidades religiosas possam contribuir para a coletividade, em parceria com a
administração municipal.

Serviços, atendimentos e ações:

99. Melhorar e ampliar a execução de ações que tornem a Política de Assistência
Social mais efetiva no município.

100. Ampliar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para a
zona rural com implantação do SCFV em prédios públicos desativados na zona
rural.

101. Reativação da casa de passagem municipal.

102. Criação do núcleo de apoio à mulheres, crianças e adolescentes vítimas de
agressões físicas e sexuais, com aparato profissional das secretarias de saúde,
assistência social e departamento jurídico.

103. Grupo de reflexão para homens agressores.

104. Oferecer creche para os filhos de vendedores ambulantes e barraqueiros
durantes os festejos municipais.

105. Potencializar as intervenções desmedicalizantes diminuindo as prescrições e uso
de psicofármacos.

106. Ampliar a assistência para as comunidades já reconhecidas, fortalecer a saúde
nas localidades.

107. Garantir que as equipes de saúde da família precisam estar preparadas para
atender e receber vítimas de violência sexual e psicológica, além de efetivar as
políticas públicas de saúde para a população negra e LGBTQIA+.

108. Incluir os ex-presidiários em programas como cursos para que os mesmos
pudessem voltar para sociedade como profissionais capacitados. Uma oficina que
vesse cursos de soldas, elétrica, hidráulica, técnico em manutenção de
ar-condicionado, etc.

Conselhos e colegiados:

109. Fortalecer os Conselhos e fomentar os colegiados para participação popular e
controle social.

110. Fortalecimento e autonomia do conselho tutelar.

Unidade especializada – Centro de Reabilitação:

111. Garantir atendimento com psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes
sociais.

Acessibilidades:

112. Melhorar as calçadas, instalar mais rampas e criar meios de conscientização para
a população.

Legislação e projetos:

113. Elaborar projetos e programar leis que garantam verdadeiramente os direitos
das pessoas com quaisquer tipos de deficiência tornando estes projetos viáveis
e permanentes.

114. Incluir crianças especiais nas creches e educação infantil com formação para os
profissionais das unidades que vão atendê-los.

115. Instalar uma coordenação com a equipe interdisciplinar de segurança, saúde,
educação e política para pensar políticas públicas para o público LGBT.

116. Instituir o conselho LGBT com Participação Popular.

117. Criar política de mediação e acolhimento, mesmo não sendo um centro de
referência exclusivo, para a população LGBT, poderia ser um centro como um
guarda-chuva que acolhe as vítimas das mais diversas violências, com
assessoria pública para mediar as violências (patrimoniais, física, moral e
estrutural).

118. Prever orçamentos, não há política pública efetiva sem orçamento.

119. Incentivar os movimentos sociais e a organização popular.

120. Usar o mote as datas como a parada gay para ampliar os debates, criar um
calendário de atuação. Criar fórum, semanas, campanhas temáticas.

121. Criar relações com o território, uma cidade sozinha dificilmente vai realizar
uma política pública consistente, é preciso regionalizar o debate e as ações de
acolhimento. Criar a rede de prefeituras pestistas comprometidas com a
diversidade, em especial para acolhimento, no estado da Bahia, já existem boas
iniciavas isoladas.

122. Instituir formação para os profissionais do SUAS e os profissionais em geral
sobre as questões LGBT, formação para entender as demandas, conhecer as leis
e sensibilizar.

123. Implantar Centro de Convivência para Idosos, um local onde os idosos possam
passar os dias (idosos de baixa renda), com transporte, alimentação, atividades
recreavas, cuidados médicos e sociabilização.

124. Buscar empresas que dêem oportunidades de emprego para os mais velhos
também.

125. Implementar política de Promoção da Igualdade Racial.

126. Elaborar bons diagnósticos, produzir dados sobre a questão racial no município,
precisamos racionalizar os dados públicos em todas as instâncias, é preciso
delimitar e conhecer o problema.

127. Construir uma cultura de acolhimento na cidade através do diálogo com a
cultura e a educação, promover a prevenção à violência com os estudantes.

128. Formar os profissionais que trabalham com o atendimento e acolhimento para
que haja uma efetivação e aplicação da política, os profissionais da área que já
atuam não estão preparados para tratar das violências.

129. Implementar o centro de referência e apoio jurídico para as mulheres.

130. Instituir a representatividade de gênero nas instâncias da prefeitura e nos
espaços de governo, é preciso mais mulheres na política não somente como
candidatas.

131. Criar o Plano Municipal da Juventude Iraraense com a finalidade de garantir e a
assegurar ações e programas direcionados ao segmento juvenil.

132. Criar de banco de oportunidades de empregos para os jovens iraraenses.

133. Desenvolver políticas de convivência e troca de experiências entre os jovens e
adultos de uma mesma comunidade, especialmente as quilombolas e rurais.

134. Criar programa de jovem aprendiz.

135. Criar cursos gratuitos de formação profissionalizante para aumentar as
oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Oportunidade para os jovens da cidade:

136. Retomar a política de estágio e primeiro emprego na prefeitura.

137. Criar programa de emprego para jovens.

138. Fortalecer a Política de Emprego e Renda para jovens como o principal
instrumento de intervenção para reduzir o desemprego e mantê-los na escola e
no seu município.

139. Oferecer um programa oportunidades aos jovens recém formados e do
município, de modo a garantir o aperfeiçoamento profissional.

140. Fortalecer a Secretaria de Cultura e trabalhar em políticas públicas de
valorização e promoção da cultura local.

141. Implementar o Plano Municipal de Cultura.

142. Implementar um conselho de Cultura avo, funcional, efetivo e democrático.

Manifestações culturais e festividades:

143. Registrar o patrimônio e as mudanças na cidade, organizar o material de
registro do patrimônio, fotografar a cidade como está hoje criar um acervo
fotográfico sobre a cidade, o município ontem e hoje.

144. Fotografar e registrar as expressões culturais, em especial as que estão em
fase de extinção, esta é uma forma de fortalecer e registrar a cultura local.

145. Reativar as Noveneiras (festividades após as novenas com programação
cultural).

146. Comunidades Culturais em Diálogo – Promover uma instância de encontro e
diálogo entre 2 ou 3 comunidades rurais para traçar estratégias de
desenvolvimento e fortalecimento da Cultura nas Comunidade. Assim
trocando vivência e experiências, no intuito de salvaguardar a Cultura local.

147. Promover eventos culturais que exaltem artistas da terra e a juventude.

148. Apoiar na reativação das Fanfarras no município.

149. Valorizar o artesanato local e sua cadeia produtiva.

150. Retomar o cine BR, com itinerância do cinema, levar o cinema para as
comunidades.

151. Dar apoio e capacidade para transmissão da burrinha.

152. Pensar na continuidade de todas as tradições populares através de criação de
grupos mirins e de jovens.

153. Revitalizar e apoiar as quadrilhas.

154. Reativar a Vila do Forró.

155. Realizar um circuito permanente de arte cultura na zona rural.

156. Realizar a Semana de Cultura, cada dia um tema (teatro, quadrilha, música,
poesia), a exemplo de Coité.

157. Organizar um festival Municipal de Cultura.

158. Realizar concursos e festivais literários.

159. Incentivar a leitura e literatura como eixo estruturante nas escolas.

Patrimônio material e estruturas:

160. Criar a lei municipal de proteção ao patrimônio.

161. Cuidar das fachadas das casas antigas e proteção, com fiscalização, para não
haver descaracterização da cidade.

162. Fazer do centro de abastecimento um centro de cultura.

163. Criar o centro de tradição cultural e do programa municipal de valorização
dos artistas da terra.

164. Ofertar produções artísticas e culturais para as crianças, entendendo as artes
como meio de experimentação, de socialização intergeracional.

165. Criar um ambiente onde possamos trabalhar a transmissão oral da nossa
cultura afro e indígena existente no nosso município, através dos nossos
anciães.

166. Criar a legislação do Arquivo Municipal, Biblioteca e afins no que tange a
garantia de manter a organização, digitalização e manutenção dos acervos
documentais.

167. Recuperar a fonte da nação, a Bica de Bento Simões, a Lagoa da Madalena.

Apoios e elaboração de projetos:

168. Criar a Assessoria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. Auxiliar,
os produtores culturais, artistas e demais interessados em temas sociais e
culturais para elaborar projetos e captar em editais e outros mecanismos do
tipo.

169. Criar um estúdio que dialogue com a comunicação visual e musical, onde
bandas da cidade possam ensaiar e gravar suas músicas, incluindo também os grupos de dança, samba, capoeira entre outros grupos culturais, esse estúdio
ficaria na responsabilidade de profissionais para auxiliar e produzir, seria muito
bom que fosse construção no espaço da Casa da Cultura.

170. Revitalizar os espaços públicos de lazer.

Turismo:

171. Criar os roteiros turísticos na cidade.

172. Implementar os roteiros turísticos Caminhos do Sertão e Caminhos do Pastoril
que geram valorização da cultura local.

173. Realizar o Roteiro do Forró na zona rural, com bandas locais, nos distritos
durante as festividades juninas.

174. Ter espaço para o artesanato e a culinária durante todas as festas.

175. Padronizar os pontos de culinária, as barracas de comida na feira.

Esportes:

176. Promover atividades que estimulem os diversos tipos de esportes, incluindo os
radicais, corridas, esportes coletivos (voleibol, futsal, handebol, futebol),
individuais (ciclismo) e jogos de mesa (damas, dominó, xadrez, sinuca, baralho).

177. Investir nas escolinhas da cidade. Valorização de técnicos de futebol locais
como o Sr. Telê de Ana, Dãozinho.

178. Realizar campeonatos escolares no município.

179. Apoiar o ciclismo no município.

180. Realizações de torneios e campeonatos de futsal nas quadras esportivas do
município.

181. Apoio logístico e material para os times de futebol.

182. Apoio logístico e material para os grupos de dança no município.

183. Reativar o futebol feminino.

184. Reestruturar o estádio de futebol.

185. Apoiar a capoeira também como modalidade esportiva. Implementar a
formação e aplicação de capoeira nas escolas como uma forma de valorizar os
mestres da capoeira e também gerar renda eles são educadores por natureza
mesmo sem ter uma formação clássica.

186. Tornar Irará um município educador.

187. Atualizar o Plano Municipal de Educação.

188. Debater sobre a política de militarização das escolas, é preciso rever,
reformular e oferecer alternavas para os estudantes que não se sintam
acolhidos neste sistema, dentro da limitação do município.

189. Implementar uma educação contextualizada: dialogar com todas as frentes e
contextos, dialogar com o comércio, agricultura, cultura, indústria e esporte,
tratar do contexto de interesse do desenvolvimento do município.

190. Ampliar matrícula na pré-escola, criação de creches.

191. Nenhum jovem fora da escola: oferecer mais vagas ofertando também
estrutura, professores, transporte e merenda de qualidade.

192. Escutar a comunidade escolar, os estudantes em especial, que são estes
sujeitos de direitos hoje, precisamos perguntar quem são eles e o que querem.

Atenção Psicológica e social na Escola:

193. Incluir no quadro profissional das escolas municipais psicólogos e
psicopedagogos para o atendimento aos estudantes e profissionais envolvidos
na Educação.

194. Implementar a política de presença assistentes sociais na rede básica de ensino
garantindo profissionais em todas as escolas.

Inclusão digital:

195. Realizar parceria com o Google para desenvolver a Plataforma Google
Education em Irará.

196. Realizar a inclusão digital das escolas, com fornecimento de internet Wifi de
qualidade e pública nas escolas.

Educação inclusiva:

197. Criar de Centro Municipal de Referência em Educação Inclusiva.

198. Atender aos alunos com necessidades especiais em turno oposto, ao da
educação regular, para maior oportunidade do desenvolvimento de habitantes
que os permitam acompanharem, melhor, os trabalhos desenvolvidos nas
aulas do ensino regular.

199. Qualificar os professores e profissionais que atuam com pessoas portadoras de
necessidades especiais, com atendimento psicológico para professores e
demais profissionais da educação envolvidos diretamente na educação
inclusiva.

Educação no Campo:

200. Criar do Departamento de Educação no Campo.

201. Garantir na rede de educação projetos e ações formavas que conscientize os
estudantes, professores e toda a comunidade a valorização do trabalho no
campo e a melhorias das técnicas produtivas, mas com respeito e valorização
do Meio Ambiente.

202. Criar o Programa de Valorização dos Saberes e Fazeres Tradicionais Junto à
Educação Básica, especialmente nas escolas situadas em comunidades
tradicionais, como forma de garantir a valorização destes saberes e da
identidade local, especialmente nas comunidades quilombolas.

203. Utilização dos prédios de escolas antigas para a realização de cursos, oficinas e
eventos que atendam aos interesses da comunidade e associação

204. Implementar um sistema de educação quilombola para as cinco comunidades
reconhecidas no município.

205. Implementar creche nas comunidades Rurais.

206. Fortalecer a EFA – Escola Família Agrícola e as conexões camponesas em Irará.

Transporte e alimentação escolar:

207. Renovar da frota de ônibus e transportes escolares de forma a atender os
estudantes com segurança e conforto.208. Lei municipal para garantia do transporte universitário.

209. Garantir alimentação e transporte adequado a idade no caso do EJA.

Valorização e Qualificação dos profissionais da Educação:

210. Promover formação continuada para profissionais da Educação, bem como
garantia dos seus direitos.

211. Valorizar dos profissionais da Educação.

212. Planejar os recursos da Educação, orçando o plano de carreira dos professores.

Currículo:

213. Oficinas musicais e teatrais nas escolas e em turno oposto.

214. Ampliar o ensino afro e indígena nas escolas, valorizar a questão indígena das nossas origens, não é só o nome da cidade, precisamos entender como se deu
a cultura indígena do nosso território, qual o desenvolvimento histórico e
como estão as suas populações hoje.

215. Implementar o estudo de arte como grande potencial educacional.

216. Articular educação com a educação do campo, os saberes do campo e cidade
integrados, articulados.